quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Insolação no Carnaval




Para aqueles que pularam atrás do trio, desfilaram nos blocos de rua, curtiram o som das pick-ups e tomaram sol nas praias e piscinas no período do carnaval, e esqueceram de um item importante, o protetor solar, seguem dicas do homemposmoderno.blogspot.com.br para que seus dias pós-folia não sejam tensos.

Tomar sol demais e deixar a pele desprotegida pode causar desidratação e queimaduras pelo corpo.

Sintomas

A desidratação e a queimadura da pele são os sintomas mais frequentes da insolação. Ficar muito tempo sob o sol pode implicar em alerta a saúde, pois suas células são destruídas e o líquido que fica entre essas células é eliminado.
Além disso, o suor e a respiração mais intensa facilitam a perda de água. Outros sintomas da insolação são dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura do corpo, mal-estar e vômitos.

Intermação
Não é usando guarda-sol ou barraca que iremos nos proteger do sol. Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação, ou melhor, intermação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação.

Conselhos
Ao primeiro sinal de insolação, o jeito é procurar sombra e água fresca. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, a dica é mergulhar em uma banheira de água gelada ou colocar toalhas umedecidas sobre o corpo, associado ao uso de ventiladores.
-Além disso, evite tomar sol entre 10h e 16h e fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário principalmente esportes de praia.
-Tome cerca de três litros de água por dia.
- E lembre-se sempre de passar o protetor solar pelo menos 25 minutos antes da exposição do sol.

Dicas
- Depois de estabelecido o quadro de insolação (ou intermação) é muito importante tomar muito líquido durante todo o dia. Não precisa ser só água.
- Se estiver com queimaduras mais graves, alternar os líquidos com soro, que pode ser caseiro.
- Tome banho frio e, para evitar que o corpo fique muito quente, use roupas leves e claras.
- O uso de hidratantes para o corpo é essencial.
- Para evitar o mal estar, a alimentação deve ser leve.
- É possível que o indivíduo fique com a pele muito sensível e para diminuir este incômodo pode-se usar uma loção pós sol, como a Caladryl, por exemplo.
- Apesar de simples, essas atitudes são primordiais para impedir o agravamento do quadro da insolação.



Portanto marmanjos de plantão, se protejam. 
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário